terça-feira, 14 de abril de 2015

Critica: Daredevil (Demolidor - Primeira Temporada)

Criada por: Drew Goddard
Nº de Episódios: 13 
Duração dos Episódios: 52min a 1hr 
Emissora: Netflix
País de Origem: Estados Unidos
Gênero: Super-Herói
Elenco Principal: Charlie Cox, Deborah Ann Woll, Elden Henson, Toby Leonard Moore, Vondie Curtis-Hall, Bob Gunton, Ayelet Zurer, Rosario Dawson e Vincent D'Onofrio
Classificação Indicativa: 18 anos

Sinopse: 
Matthew Michael Murdock (Charlie Cox) é um jovem atleta e excelente aluno. Ainda na adolescência, um acidente envolvendo um caminhão que carregava lixos tóxicos o deixou cego e fez com que ele desenvolvesse vários sentidos. Quando Matt decide vestir o uniforme e adotar o nome "Demolidor" (Daredevil), leva uma vida dupla: é advogado durante o dia, e, à noite, protege as ruas de Hell's Kitchen, seu bairro em Nova York.





Acho que já é fato que estamos vivendo em uma época em que as mídias estão tomadas por Quadrinhos. Depois do cinema eles invadiram a televisão e já estamos garantidos até 2020. O que eu não tenho nada a reclamar em vista o quanto eu amo muito tudo isso (s2). Depois das duas primeiras excelentes temporadas de Arrow, a muito boa Agents of Shield, a ótima e com critica vindo Agent Carter, a fraca porém divertida Gotham e a boníssima (hehehe) The Flash, a Marvel lança mais um produto televisivo e conseguiu de novo dar o golpe mais forte. Para mim, até o final do ano passado, Arrow era o material mais forte lançado até hoje, mas depois de um grande declínio (que falarei mais na critica só dessa temporada), a chegada de Daredevil é uma das melhores coisas novas esse ano em qualquer gênero. Eles conseguiram fazer a nova melhor série de Super-Heróis com uma primeira temporada semi-perfeita lançada completa pela magnífica Netflix na sexta passada. Acho que é meio obvio que eu ASSISTI TUDO em menos de 24 horas e já estou espumando por mais. Gente, só amores por isso aqui.
Acho que desde que comecei a ler quadrinhos o Demolidor foi um dos meus vigilantes favoritos. O conto do advogado cego que na verdade é um ninja é uma parada muito fantástica e fascinante. Acho de longe uma das revistas mais criativas e empolgantes já escritas, principalmente o excelente O Homem Sem Medo, por Frank Miller (esse cara!). Vocês precisam ler essa historia! É incrível e é totalmente perceptível como a usaram como fonte primária de inspiração. Acho que essa foi uma das coisas que mais me agradou. Eles fizeram uma série para todos os tipos de fãs, esse é o grande trunfo da Marvel. Quem quiser mais uma peça desse grande quebra-cabeça que estão montando (tipo eu1) não vai se decepcionar e quem for fã do personagem (tipo eu2) e das historias dele vai surtar com tudo o que fizeram. Principalmente ao entender que o nosso amigo cego não se encaixaria na fórmula “família” (por favor, não entendam errado) que vem sido aplicada nos filmes até agora. Daredevil não é uma série tipo Shield que dá para ser assistido por qualquer público. É uma série pesada, densa e 100% adulta. Uma historia agressiva e quase grotesca de se acompanhar. Todo esse detalhe já se torna perceptível na duração e andamento dos episódios, eles são lentos e cheios de diálogos, o público geral pode se entediar e achar chato, mas o que eles finalmente entenderam é que uma historia do Demolidor nunca poderia ser leve. Durante todas as treze horas haverá ver pouca (porém pontual) ação e será totalmente bombardeado por construção de personagens, muito sangue e tensão psicológica. O roteiro acerta nisso, é uma trama extremamente instigante e cheia de reviravoltas. Eu só posso aplaudir a Marvel pela coragem, é de longe o produto mais diferente e sombrio do estúdio até agora. A estética é incrível, os episódios são escuros e a trilha sonora angustiante pontua muito bem todo o clima criado, é impressionante a construção das cenas (o episódio 2 – Cut Man – termina com a possível melhor cena do ano até agora com um plano sequência genial e extremamente angustiante) e de como eles tornaram a cidade em um personagem. É MUITA violência e sangue literalmente jorrando na tela (assista a abertura aqui). Chega ser engraçado ao coloca-lo no mesmo Universo (o famoso MCU) de Guardiões da Galáxia, por exemplo. Enquanto aqui na terra a Máfia tomou NY no espaço o Chris Pratt está dançando.
Outro grande acerto é o elenco brilhante escolhido. O trio principal Charlie Cox (Matt Murdock), Deborah Ann Woll (Karen Page), e Elden Henson (Foggy Nelson) estão incríveis em seus respectivos papéis. É impressionante a maneira como eles incorporam seus personagens. Cox conseguiu o tom perfeito para o Demolidor e seu desempenho convence perfeitamente como cego (porém ninja). Tenho que elogiar também a Deborah que já tinha me conquistado em True Blood e faz algo completamente diferente aqui, antes de assistir não conseguia separar ela da série, mas ela convence (e convence muito!). Rosario Dawson (apesar de aparecer pouco) é um par romântico cheio de personalidade ao contrário do que vem sendo muito feito em outras séries do gênero (cofarrowcof). E Vincent D'Onofrio entrega um Rei do Crime muito interessante, um homem calmo e fraco, porém quando explode você chega ter medo da forma que ele atinge. O resto dos coadjuvantes estão muito bem também. Enfim, acho que já falei o suficiente do quanto gostei dessa série. Parabéns a Marvel, que já vinha ganhando a corrida no cinema e agora pulou para o primeiro na televisão também. Fico muito contente em ver algo tão bom e diferente vindo dela. Realmente um presente para os fãs do personagem e do Universo que vem sendo construído. A única ressalva no final das contas é na verdade uma dica, não faça maratona. Os episódios são muitos longos e lentos para serem vistos de uma vez só (tipo como eu passei meu Domingo). Cansa. Veja aos poucos para aproveitar melhor a experiência no final. Obrigado, é isso e até a próxima. Que venham os Vingadores!

Nota: 9,5
Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário